terça-feira, 30 de junho de 2009

Série Entrevistas!!!!!

O Tema de hoje é filmagem.


Sabemos que o vídeo de casamento de hoje é totalmente diferente de alguns anos atrás, com a tecnologia tomando conta do mercado, produtos de ultima geração, profissionais mega capacitados para captar não penas uma cena de um casamento e sim uma emoção que aconteceu no casamento. Não é uma tarefa facil não, hoje em dia, os videos de casamentos são uma atração a parte depois do casamento. As empresas que prestam esse serviço hoje em dia, uma semana depois do casamento, ja apresenta para o casal um resumão de aproximadamento 1 minuto, digamos que seria um "esquenta" para o casal ficar com mais vontade de ver o resultado final.

A entrevistada dessa vez é minha amiga Paty Vilela, uma videomaker super reconhecida no mercado, e um trabalho que eu amo de paixão. Segue na integra a estrevista com ela.




O que mais tem de novo em video para casamento?
A maior diferença está na tecnologia (que muda a passos largos) que, aliada à criatividade, faz surgir vídeos "extras" que são incorporados ao vídeo principal do casamento. Temos os mini-vídeos com resumos do evento para serem enviados após o casamento, pela web, aos convidados. O Save The Date, que funciona como um lembrete da festa, entre outros.

Como foi a sua introdução nesse mundo de casamentos?
A história é antiga... Meu pai era fotógrafo e minha mãe cuidava dos papeis e da captação de áudio dos casamentos. Para se ter uma idéia, comecei a andar na sacristia da Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde minha mãe trabalhava (rsrsrs). Quando fiz 13 anos passei a trabalhar oficialmente com a "equipe Vilela" e estou até hoje.

Para você o que esta fora de moda nos videos de hoje?
Não acho que o vídeo deva ser ditado por moda ou regras. Ele têm que ter a cara do casal e o estilo do profissional.

Fala um pouco sobre o Blu-Ray.
É a mídia que substitui o DVD. Têm uma capacidade maior de armazenamento, o que reduz muito a compactação do vídeo na hora de gravar na mídia. Assim, temos uma qualidade muito superior ao DVD, além das possibilidades de interatividade que devem vir com o tempo. Hoje, ainda, estamos numa fase de transição, portanto a qualidade deve melhorar.

O Blu-ray hoje esta sendo uma das atrações nos videos de alta definição, você acha que com o tempo, o valor dele ira abaixar, ou isso ja esta acontecendo?
O valor, tanto da mídia como do leitor de blu-ray, já diminuiu muito (assim como os televisores apropriados). A tendência é abaixar mais. A tecnologia muda muito rápido, já existem televisores LED que tornaram os LCDs mais baratos e, mídias superiores ao blu-ray que vemos hoje. Portanto, não há como voltar atrás.

Qual é a tendencia para os videos de casamentos?
Acredito que os vídeos serão cada vez mais personalizados e interativos, usando os recursos de web e mídias disponíveis.

Gruas, stead can, inlfuência no resultado final para a captação das imagens?
Sem dúvida esse tipo de equipamento traz imagens diferenciadas, mas são recursos que devem ser usados com cautela ou, numa cerimônia, acabam desviando o foco principal: o casal.

Para você, quantas câmeras são necessarias para filmar um evento e sair uma qualidade muito boa?
Depende da quantidade de convidados mas, via de regra, é possível gravar com duas câmeras até 500 convidados. Claro que se a pessoa quiser registrar a montagem da decoração e/ou ter uma câmera simultânea durante todo o evento é necessário contratar um videomaker a mais.

O que mais tem de arcaico hoje no mercado de videos.
O vídeo migrou completamente para o digital, o que oferece maior qualidade e menor necessidade de luz. Sendo assim, imagens captadas em SVHS ou VHS tornaram-se obsoletas.

O que é in ou out nos videos de casamento?
in = descontração, animação e edição personalizada;
out = gravar os comprimentos dos convidados um por um, pouca variação de ângulo, falta de cuidado com o áudio e edição.

Qual o momento mais marcante para você em um casamento, quando você está filmando?
Não têm uma regra. Varia muito de casamento para casamento. Outro dia estava conversando com uma noiva/amiga e, para mim, um dos momentos mais marcantes no casamento dela foi uma cena em que a mãe dela está vendo a noiva com o pai dançando. A expressão dela tinha tanto amor... Eu fiquei MUITO emocionada nesse momento.

Retrospectivas, fala um pouco sobre sua opinião, o que mais tem de legal e o que mais tem de chatos.
O problema das retrospectivas é o tempo. O ideal é ter até 5 minutos (se houver depoimentos pode ser um pouco maior, mas muito cuidado para não deixar cansativo). Gosto de retrospectivas que misturam fotos e vídeo (fica mais dinâmico). Não gosto de efeitos espalhafatosos... Então fujam dos efeitos em que a foto vira "bolinha e sai quicando"... (efeito deve e pode ser usados em vídeos, mas têm que estar dentro do contexto e não simplesmente "jogado").

Qual a cena que os noivos fazem questão de te pedir?
Não há nada especifico, varia de casal para casal.

A trilha sonora, ajuda na hora da edição de um video? Ela é importante?
A trilha sonora é fundamental para edição. Estabelece o ritmo do vídeo e o perfil do casal.

O que é mais difícil em uma edição de um vídeo.
Edição é um processo demorado, que exige boa dose de concentração e criatividade. É importante conseguir deixar o vídeo a "cara dos noivos" (claro que sem destoar do nosso estilo). Amo editar! Então fica complicado, para mim, definir algo difícil em edição, talvez a parte de desapego ao trabalho. Editor sempre acha que pode melhorar, precisa um toque final... Existe uma frase conhecida, nesse meio, que diz: "editor não termina o trabalho, abandona".

Uma assessoria, ajuda no resultado final do seu trabalho?
A assessoria é responsável pela comunicação, de um evento, entre os profissionais. É a "engrenagem" que põe em prática (ou tenta) as expectativas e sonhos do casal.


No site da Paty tem alguns vídeos bem legais de casamento, vale a pena dar uma olhadinha!!

Segue o seu contato
(11) 3562-0581
(11) 8291-4109

Espero que gostemmm

Abraços

Junior Catarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário